Saturday, April 01, 2006

Brokeback Mountain


Curiosidade é o termo que melhor traduz a razão que me levou ao visionamendo, no cinema, do filme O Segredo de Brokeback Mountain, de Ang Lee.
Despertou-me interesse, sobretudo, por se tratar da história de amor de dois cowbois norte-americanos do estado de Texas (há muito que deixou de ser novidade o quão perconceituosa se apresenta a população texana no que diz respeito aos assuntos relacionados com a homossexualidade). Fiquei, por isso, curiosa por ver qual a maneira escolhida pelo director taiwanês, de retratar esta realidade, ainda dificilmente aceite por grande parte da população na sociedade norte-americana e também na nossa.
A minha avaliação do filme balança entre o gostei e o podia ter sido melhor.
O gostei deve-se principalmente ao argumento que achei extremamente rico em termos de possibilidades de exploração, mas que, no entanto, foi pouco cultivado - daí o podia ter sido melhor.
Achei que as vivências emocionais dos dois protagonistas podiam ter sido abordadas de maneira mais profunda, pois é este, na minha opinião, o lado mais importante em qualquer história centrada sobre o amor. O Segredo de Brokeback Mountain podia, assim, contribuir para uma melhor compreensão, por parte do público heterossexual, do amor, quando este se manifesta entre pessoas do mesmo sexo.
Por outro lado, o desenrolar da história podia ter sido mais dinâmico.
Contudo, tenho consciência de que o filme contribuiu para o atenuamento do perconceito, em relação ao homossexualismo, para parte considerável do público e stou muito contente pelo lançamento e sucesso do mesmo.
Espero que este anteceda muitas outras manifestações cinematográficas que abordem temas ainda tabus no nosso século.

6 Comments:

At 7:38 PM, Blogger Kabujurra said...

Ainda não vi o filme, mas também tou curiosa. Já me tinham dito que o argumento era interresante, agora tenho mais uma razão pra ver.
Depois logo venho aqui dizer se gostei ou não! Beijos**

 
At 11:20 AM, Blogger Nádia said...

Gostei do teu post! Já tinha ouvido falar deste filme e sobre o que era a sua história mas não sabia mais coisas aprofundadamente sobre o seu argumento.
Este tipo de filmes com questões tabu como a homossexualidade são sempre filmes que dão que falar ou pelo menos dos quais se ouve falar, como aconteceu comigo...
Creio que deve também ser complicado tratar estes temas em filmes visto a sua delicadeza...ou é mesmo profundo ou subtil... e talvez tenha sido o caso deste, como tu contas.
Enfim, este filme não deve ser inédito no que toca a este tema e talvez não seja dos melhores, mas o que é de facto importante é que se trate este assunto e que não caia no esquecimento... é sempre bom para começar a alterar as mentalidades dos paises modernos e torná-lo cada vez mais numa coisa banal, pois só ai o preconceito se atenuará.

 
At 5:34 AM, Blogger Kabujurra said...

Afinal vi o filme e não gostei!!
Apesar de a ideia ser boa e contribuir para a "desprenconceitualização", o filme é todo muito calmo sem grandes acontecimentos. É uma SECA!! pronto já disse! Nem acabei de ver.. Mas tb pode ter sido por causa da companhia! hehehe

 
At 9:09 AM, Anonymous Anonymous said...

Enjoyed a lot! Free nude hairy girls mg 50 meridia freshlook colourblends contact lens acuvue

 
At 3:31 PM, Anonymous Anonymous said...

assino por baixo a tua opinião mayuki, mas talvez tenha gostado um pouco mais do que tu devido à atenção que dei à banda sonora.
Santaolalla é (l)
Quanto ao resto, a ligação entre eles podia ter sido muito mais explorada realmente, ficou a boa intenção do argumento

 
At 4:29 PM, Anonymous Anonymous said...

Obrigado por Blog intiresny

 

Post a Comment

<< Home